REUNIÕES BILATERAIS
Para dar continuidade ao processo de construção participativa do Plano de Monitoramento e Avaliação de Lixo no Mar para o Estado de São Paulo (PEMALM), foram realizadas reuniões bilaterais com os atores convidados e participantes do I Workshop do projeto, que aconteceu em dezembro de 2019.
As reuniões bilaterais foram momentos em que os facilitadores do processo de construção puderam ouvir dos representantes de instituições e indivíduos que são envolvidos com o tema lixo no mar quais as expectativas e demandas sobre o PEMALM.
Foram realizados cinco encontros, distribuídos ao longo do litoral e na capital, buscando acomodar o máximo de atores-chave possível de cada área.
Para garantir a construção de um plano que seja representativo das pessoas que o estão construindo e o aplicarão, os participantes das reuniões levantaram valores individuais que consideram importante ser contemplados no PEMALM. Na nuvem de palavras* ao lado estão os valores citados nas reuniões. Quanto maior o tamanho da letra, mais esse valor foi citado pelos participantes.
A atividade principal da reunião teve como objetivo delinear e nivelar as expectativas sobre a estrutura do plano. Para isso, os participantes opinaram sobre características de estrutura e de governança do PEMALM. As ideias foram priorizadas de acordo com:
1) O que o plano “precisa ter”
2) O que “seria muito legal se tivesse” (em termos de conteúdo)
3) O que faríamos, “se possível” (em termos de estratégia)
4) “Fora do escopo/não é o momento” para este plano
*O tamanho das palavras é proporcional à frequência de citação da palavra.
De maneira geral, os participantes das reuniões mostraram grande interesse em ter objetivos claros, indicadores simples e uma base de dados unificada e confiável. Outros pontos importantes levantados foram a necessidade de uma estratégia de comunicação eficiente, compromisso por parte de instituições em ações de monitoramento, e garantir a atualização constante deste documento.
Os participantes compactuaram que agora não seria o momento de pensar em ações de combate ou de abordar elementos já presentes no Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
A Equipe PEMALM agradece a todos os participantes e atores engajados no processo de construção do plano. Também agradecemos ao Parque Estadual Xixová-Japuí, à Base do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e à Associação Comercial de Caraguatatuba por cederem espaço para a realização das reuniões.
Para resultados específicos das reuniões bilaterais, consulte o link abaixo.
Veja como foram as reuniões bilaterais do litoral centro!
Obrigada, GerminAção!